domingo, 23 de setembro de 2012

Vida de atriz

Arrepio na pele, um sopro de vento pela frestinha da janela. Despira-se em frente ao espelho, olhos fixados na circunferência do abdômen que para ela estava grande demais. Ligou o chuveiro, deixou um pouco de água correr pelo ralo. Fim de tarde gelado de primavera. O dia tinha cara de inverno.
Pé por pé no piso molhado, com cuidado, fechou a porta do box do banheiro. Queria um banho demorado. Almejava ficar alguns minutos a mais sob a água quentinha que deslizava pelas curvas de seu corpo deixando levemente vermelha a pela muito branca. A tatuagem negra no braço era quase incongruente com sua aparência frágil de mulher ainda não totalmente crescida. Rude, diante das maçãs do rosto vermelhas, delicadas e salientes. Ensaboou e enxaguou o corpo. Junto com a água quente espumada que descia ralo abaixo, algumas lágrimas. Sentou-se no piso gelado e chorou. Chorou com a água que a aquecia e que partia. Chorou pelas milhares de células mortas que deixavam seu corpo perfumado. Chorou com os cabelos encharcados caindo-lhe sobre os olhos. Chorou um pouco. Mas não muito. Um último suspiro debaixo do chuveiro, esfregou os olhos vermelhos, a toalha branca e felpuda secando cada gota de água, cada lágrima perdida. Poucos minutos depois, em cima de saltos altos, negros e brilhantes, desfilava ela pela calçada. A desconhecida que chorara no banho. Ia, olhar firme, para o teatro, desempenhar mais uma noite de Medéia e seus amores.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Metáfora da estrela


Estrelinhas que seguem caminhos escuros no céu, passam dia e noite clareando. Elas têm luz própria, uma luz que brilha sempre, sempre, mas que não são sempre vistas. E que mesmo que em boa parte do dia elas não sejam reconhecidas, se não estivessem ali, se todas "viajassem" sem volta, fariam falta, porque o dia seria mais escuro e a noite quase imperceptível. E então é assim que cada estrelinha cumpre seu papel e que mesmo que uma delas em específico não queira desempenhá-lo, as outras precisam de sua ajuda para que a via lactea possa ser completamente observada. Pode-se fazer um caminho diferente, de vez em quando, é permitido cansar e desligar por uma noite, mas as estrelas sabem que jamais conseguirão fugir de serem estrelas.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Mas eu queria dizer...

Eu queria dizer, meu bem, que as noites não chegam antes que o dia se acabe, ou que a lua brilhe tanto quanto for necessário para se fazer ver. Eu queria dizer, meu bem, que as estrelas hoje brilham mais forte, porque os sonhos viajaram sem volta para o céu. Que se ontem foi dia de chuva, hoje as folhas sorriem sob raios de sol. Queria dizer, que sonho não se esquece, não se deixa, mas que às vezes troca de cor. Que vozes doces saem de copos de vidro vazios e da boca de artistas de rua. Queria, queria dizer, sim, que toda dor importa e merece ser ouvida, mas que também merece ser perdoada, retomada, desdobrada. Hoje eu queria dizer, que se ser eu é ser assim, assim aceitarei viver para sempre, um sempre sem fim.