terça-feira, 21 de maio de 2013

Fragmentos de 4.48 Psicose, de Sarah Kane


Resignei-me a morrer este ano

Alguns vão chamar isso de auto-compaixão
(eles têm sorte de não saber a verdade)
Alguns vão saber o simples fato da dor

Isso está se tornando minha normalidade.
____________________________________________________

- Se você estivesse sozinha você acha que você faria mal a você mesma?
- Eu tenho medo que eu possa.
- Isso não seria uma defesa?
- Sim. É o medo que me mantém longe dos trilhos do trem. Só espero de Deus que a morte seja mesmo a porra do fim. Me sinto como se tivesse oitenta anos de idade. Estou cansada da vida e minha mente quer morrer.
____________________________________________________

Por que você não me pergunta por quê?
  Por que eu cortei meu braço?
- Você quer me falar?
- Sim.
- Então fale.
- ME.
  PERGUNTE.
  POR QUÊ.

  (Um longo silêncio.)

- Por que você cortou seu braço?
- Porque me faz sentir bem pra caralho. Porque é bom pra caralho.
- Posso olhar?
- Você pode olhar. Mas não toque.
- (Olha) E você acha que não está doente?
- Não.
- Eu acho. A culpa não é sua. Mas você tem que assumir a responsabilidade pelos seus atos. Por favor não faça isso de novo.
_____________________________________________

Todo ato é um símbolo
cujo peso me esmaga
Uma linha pontilhada na garganta
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
                        CORTE AQUI
_____________________________________________

  Às 4.48
  quando a sanidade visita
  por uma hora e doze minutos eu fico com a mente no lugar.
  Quando isso tiver passado eu terei ido outra vez,
  uma marionete fragmentada, um bufão grotesco.
  Agora estou aqui eu consigo me ver
  mas quando estou encantada pelas miragens vis da felicidade,
  a magia repugnante dessa máquina de feitiçaria,
  eu não consigo tocar na essência do meu eu.

  Por que é que você acredita em mim naquela hora e agora não?
 ______________________________________________

   Eu sinto sua dor mas eu não posso manter sua vida em minhas mãos.

   (Silêncio.)

Você vai ficar bem. Você é forte. Eu sei que você vai ficar bem porque eu gosto de você e não se pode gostar de uma pessoa que não goste dela mesma. Temo pelas pessoas de que eu não gosto porque elas se odeiam tanto que também não deixam ninguém gostar delas. Mas eu gosto mesmo de você. Eu vou sentir sua falta. E sei que você vai ficar bem.
________________________________________________

Nenhum comentário: