terça-feira, 19 de agosto de 2014

Tudo mudando, todo dia

Muita coisa acontecendo, muita novidade nesses últimos tempos...

Primeiro, o mestrado é lindo! Meus professores são excelentes e é muito válida a experiência de conhecer pessoalmente algumas outras pessoas que teoricamente eu lia e admirava, já que a UFF é um dos grandes nomes em termos de pesquisadores da psicologia. Meu orientador é simplesmente um arraso e um poço de compreensão. Até se solidarizou e se dispôs a me ajudar a encontrar um emprego, se propondo a falar com um amigo. Se estendeu a mão para isto, não duvido de que a estenderá em outros momentos durante nosso contato no mestrado e com relação à dissertação.

É claro que com a notícia de que não receberia bolsa de estudos eu me desesperei! Muitos e muitos perrengues, e a vontade louca de largar isso tudo e correr para o Sul... Minha mãe foi muito importante nesse meio tempo e minhas amigas lindas com quem sei que posso contar sempre também. Não me deixaram desistir, nem fraquejar na minha fé. Todos me dando o maior apoio, ajudando a manter a calma e até oferecendo dinheiro, caso eu precisasse (eu tenho pessoas maravilhosas na minha vida, cada dia com mais certeza).

Aí... De repente, vejo uma vaga para psicólogo em um dos zilhões de páginas e sites de empregos que eu virei seguidora e liguei. Ia tentar né? Logo de cara o entrevistador, que é meu chefe, já deu uma dura no telefone, mas marcamos e fui. Chegando lá, ele já avisou "minha função aqui é fazer você desistir"... Com um pé aqui e o outro lá trás, deixei a entrevista acontecer... Por duas extenuantes horas, mais uma hora de testes (personalidade, Q. I., pacote office, e proficiência em inglês) e no fim ele me diz: olha, pra mim você está aprovada. Eu só preciso falar com a minha sócia!
Eu não podia acreditar! Mas sim, deu certo! E é muito, muito, muito, mais do que eu esperava! Um trabalho muito aberto, autodidata e criativo. Tem tudo a ver comigo! E, eu que estava implorando para o gerente do Mac Donalds me dar um emprego de atendente!

Tenho pensado muito nisso... A vida é feita de escolhas, mas também de oportunidades. E eu rezei tanto nessas semanas, para Deus encaminhar tudo da melhor forma possível. Sabia que Ele não tinha me deixado voar tão alto e para longe de casa e me deixar aqui, fazer voltar... Tenho plena certeza de que Ele ouviu, a mim e tantos outros que pediram por mim. Agora, estou precisando rever meus objetivos e planos. Eu tinha certeza de que chegaria no Rio, ia me dedicar ao máximo para o mestrado, sugar o máximo possível da universidade, ir direto para o doutorado, concursos e passar na universidade para o resto da minha vida. De um dia para o outro eu perco a bolsa (que nem cheguei a ganhar, na verdade), o mestrado precisa ser coadjuvante, eu decolo para outros níveis intelectuais e profissionais, outros círculos de pessoas, ganho um salário maior do que o dos meus pais, começo a frequentar eventos de tailler com a elite carioca, sem falar nos círculos de superintendentes das maiores multinacionais brasileiras. Não tenho certeza de nada, a não ser de que isso não veio por acaso, então, vou levar a sério, me dedicar, e colher os frutos... É isso, não é? É isso que é visa, então?
Estou muito feliz! E sei que é recompensa do que tenho plantado a vida toda. Eu mereço isso.

E, como diria Helena Kolody, minha "amiga" lá do Sul, "Sem aviso/o vento vira/uma página da vida".

Nenhum comentário: