sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Em tempos de copos vazios, amizades assimétricas.

Final de ano sempre é época para comemorar, para levantar as taças de champagne e brindar todas as felicidades do ano. Não discordo que seja, mas prefiro brindar as discussões, os desentendimentos, as dificuldades, as tristezas, as lágrimas e os sentimentos de incapacidade. Porque alegrias é fácil comemorar, é só aproveitar aquilo tudo que trazem de bom, mas me arrisco a dizer que comemorar dificuldades é muito melhor. É poder comemorar que, apesar de tudo, sobrevivemos, fortalecemos laços, descobrimos alternativas enquanto tantas certezas caiam por terra. Superar uma dificuldade é como chupar o pólen de flores coloridas e docinhas, algo que fiz tanto com meus primos em minha infância na fazenda... Depois de tanta luta com os beija-flores, para que deixassem algumas flores docinhas para nós, o gosto da florzinha é muito melhor. Tão melhor do que as balas de morango no baleiro na mesa da sala, que estão lá, aguardando para serem chupadas. É o risco iminente ao desafio, ao saborzinho de conquista quando tudo diz que não. Que não é possível, que não é capaz, que deve-se desistir. Pois, eu é que digo que não. Que não desisto e que sou capaz. Capaz de sorrir depois de uma noite escura de relâmpagos e tempestades, que sou capaz de amar mesmo após uma ou duas decepções, que guardo sensibilidade neste coração ainda que a vida, às vezes, seja tão dura quanto se pensa ser forte para suportar. Então, este ano em específico, é aquele que ergo com mais alegria minhas taças de dificuldades, porque foram superadas, que grito mais forte a contagem para a virada, porque quero muito que chegue o novo ano, com as novas dificuldades e alegrias, com os novos sorrisos e, acima de tudo, com os velhos-sempre-bons amigos!
Obrigada por mais um ano, querid@s! E que nestes tempos de copos vazios, nossas amizades permaneçam assimétricas e cheinhas de novidades! Que possamos contar uns com os outros em 2013, amém! :)

4 comentários:

Franciele disse...

Sábias palavras como sempre Tali!!! e com certeza 2013 nossa amizade continua firme e forte,rss japinhaaa tudo de bom para você nesse finalzinho de ano, e que o Ano que está por vir... seje repleto de coisas boas!!! te amo viu! franciele :}

Olhares e silêncio disse...

Linda Fran! Que nossa amizade de colégio prevaleça o restante da faculdade - minha, já que a tua já acabou! haha - e da vidaaa! Te asmo muuuito gatinha!
Obrigada por tanta felicidade compartilhada! ;D
Te amo!

Mel disse...

Essas palavras vieram ao encontro exato do que venho sentido durante este final de ano! Obrigada por em tuas palavras poder compartilhar aqueles sentimentos que invadem meu coração e alma. Obrigada, de coração! :) Assim posso seguir mais um ano, com essa reflexão tão valiosa e sábia! Um feliz 2013 para nós, minha amiga! Beijos! Amo você! :D

Olhares e silêncio disse...

Eee, Melzinha! :D
Siiim, minha querida, que as palavras nos toquem a alma, o coração, e nos tragam sempre muitas reflexões, para que possamos ser cada dia melhores - e mais felizes! :)
Te amo!